Sr. Caminhoneiro, um tacógrafo é uma ferramenta essencial e obrigatória que você precisa cuidar. Há boas escolhas para um tacógrafo, mas você também deve conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo de tacógrafo antes de escolher o seu.
Aprenda sobre os modelos de tacógrafos disponíveis e como eles diferem uns dos outros. Um é melhor que o outro? Quais são suas capacidades? O que é necessário para utilizá-los em seu veículo ou frota? Encontre respostas aqui!
Tacógrafo Digital
O tacógrafo digital é uma forma mais abrangente de monitorar os motoristas de caminhões comerciais, pois elimina a necessidade de entradas e saídas manuais. Tem a grande vantagem de manter tudo registrado em software que pode ler dados ao vivo, inclusive realizar diagnósticos do veículo.
Tem muitas vantagens no registrado de dados em relação ao tipo analógico, mas isto também vem a um custo mais alto de operação! Uma de suas características mais populares, é ser dispositivo mais barato o equipamento ser mais simples, porém, em contrapartida, a manutenção é cara e demorada.
O Tacógrafo Analógico ainda é a escolha da grande maioria da frota nacional por seu custo de operação e reparo é bem mais alto, principalmente para quem tem uma grande frota.
Quer saber ainda mais sobre os tacógrafos digitais? Clique aqui e observe o artigo completo.
Tacógrafo Analógico
O tacógrafo analógico é a escolha mais popular entre as empresas e os fabricantes de caminhões. É barato, a manutenção rápida pode ser resolvida no local com uma estação autorizada nas proximidades, postos credenciados sempre tem peças a pronta entrega para qualquer modelo e em caso de defeito qualquer problema será resolvido em apenas um dia!
Em frotas, o digital torna a despesa alta por sua mensalidade e manutenção. Já com o Tacógrafo analógico a empresa economiza bastante dinheiro anualmente. Quer saber ainda mais sobre tacógrafos analógicos? Clique aqui e leia nosso artigo.
Qual o melhor tacógrafo:
Esta pergunta pode ser difícil de responder, pois, as necessidades de cada indivíduo diferem e precisam de uma análise profunda da viabilidade. Mesmo assim, como proprietário CIDEMINA e profissional a mais de 30 anos no segmento, fornecerei a minha opinião.
- Se a sua prioridade é o menor custo operacional, fique com o analógico.
- Se a sua prioridade é obter dados precisos, escolha o digital.
O melhor a se fazer é conversar com seu posto credenciado INMETRO de confiança, tome um café e explique a sua necessidade. Tenho a certeza de que a melhor solução irá surgir durante essa conversa junto a uma estimativa de custo em cada um dos modelos.
Em Joinville, você pode escolher a Lorenzi ou a CIDEMINA com total confiança para esta consultoria.